Apresentação

Sou historiador, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 1995 a 1999, fiz meu doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Westfälische Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha. Em 2005, realizei estágio pós-doutoral no Institut national de la recherche scientifique (INRS) do Québec, Canadá. Entre 2013 e 2014, fui pesquisador visitante no Instituto de Investigação Científica Tropical de Lisboa e no Institut d’Etudes Avancées de Paris. Também fui pesquisador visitante no Centro Interuniversitário da História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) de Lisboa e do Centre d’études en sciences sociales sur les mondes africains, américains et asiatiques (CESSMA) da Universidade Paris 7 entre 2018 e 2019.  Desde 2009, sou professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Programa de Pós-Graduação em História Global e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.
 Minhas áreas de concentração são História da África e História Moderna e Contemporânea. Minhas recentes pesquisas têm como tema geral o colonialismo na África.

Atualmente, desenvolvo uma pesquisa como investigador convidado do Projeto Photo Impulse: https://www.photoimpulse.fcsh.unl.pt/pt/inicio/

Meu currículo completo e atualizado pode ser acessado na plataforma Lattes: Silvio Marcus de Souza Corrêa – CV – Lattes.